terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Brasil e o autoritarismo de Hugo Chávez

O atual presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o qual está no poder desde 1998, ou seja, a 12 anos, nos últimos dias tem anunciado uma série de medidas de caráter autoritário. Entre elas cita-se: a censura da internet e a prerrogativa de governar por decreto lei e, por conseguinte, sem a participação do Parlamento. Se Hugo Chávez realmente governar apenas por decreto lei, estão a Venezuela – que já foi a democracia mais estável da América Latina – estará vivendo uma experiência de governo de um único homem e, com isso, estará mergulhada no totalitarismo.

Faz algum tempo que Hugo Chávez deixou de ser um mistério ou então uma promessa de mudança no cenário político da América Latina. Quando ele chegou ao poder em 1998 muitos analistas afirmavam que ou ele era um político com ideias novas e um verdadeiro democrata ou então não passava de mais um político populista e oportunista. Para alguns tudo o que ele queria era apenas ficar milionário.

A realidade foi bem mais dura. Hugo Chávez é um governante autoritário e o seu projeto ideológico, conhecido pelo nome de socialismo do século XXI e de revolução bolivariana, não passa de um retorno do velho totalitarismo de esquerda. Infelizmente a América Latina está experimentado o totalitarismo de esquerda depois que os países do leste europeu abandonaram esse mal sucedido modelo ideológico.

O que surpreende é que no Brasil quase ninguém critica as medidas de Hugo Chávez. Logo o Brasil que possui um verdadeiro exército de ONGs ligadas aos direitos humanos – e não estamos criticando os direitos humanos – e até mesmo uma Secretaria Especial de Direitos Humanos. Logo o Brasil que possui um presidente da república, Lula, que ficou famoso por defender a democracia.

O perigo que faz é o Brasil copiar a Venezuela de Hugo Chávez. E esse perigo é real e eminente. É sempre bom recordar que o PT, partido que atualmente praticamente monopoliza a cena política nacional, sempre admirou a ditadura castro em Cuba, inclusive considera esse país como modelo a ser seguido pelo resto do mundo, e nunca condenou às violações as liberdades civis e aos direitos humanos cometidos por países socialistas como Coréia do Norte, China e mais recentemente a Venezuela. Além disso, o PT é um partido no velho estilo “partidão”, ou seja, um partido que segue, como um fiel de uma religião, a velha e gasta ideologia do socialismo, com todas as consequências negativas e autoritárias para a sociedade que essa ideologia possui.

É público e notório que o PT tem um projeto de poder a longo prazo e que vê com grande restrição questões, como, por exemplo, a liberdade de expressão e a autonomia do Parlamento. Justamente as questões que estão sendo duramente atacadas por Hugo Chávez na Venezuela. Parece que quando se trata de modelo político o Brasil ainda não é capaz de produzir e exportar suas próprias ideias. Continuamos a copiar. E o pior, copiamos o que existe de mais deplorável dentro do universo político. O perigo é que após 2010 o PT, com maioria no Parlamento, queira implantar no Brasil o socialismo do século XXI, ou seja, o aparato repressivo e autoritário que Hugo Chávez está implantando na Venezuela.

Nenhum comentário: